terça-feira, 2 de abril de 2013

Poesia com Di Freitas

Elisete


26 de fevereiro de 2013

Autor Sidnei Garcia de Freitas (Di Freitas)

O poeta declamou poemas dos mais renomados escritores brasileiros, tais como: Carlos Drumond de Andrade e Vinicius de Morais. Ele contou para os alunos do 9º A noturno que seu interesse pela poesia foi acontecendo naturalmente e que nessa fase da vida está mais dedicado em produzir poesia e contos direcionados para os jovens. Ele sempre admirou os jovens que produzem música com conteúdo que denuncia a injustiça social, e todo tipo de exploração existente na sociedade, lembrando, como exemplo, o compositor e cantor Renato Russo.

Ele reprova as letras de música que desvaloriza o ser humano em todos os sentidos. Lamenta a quantidade de músicas que estão sendo divulgadas pela mídia sem muito sentido ético.

Um dos poemas de sua autoria, também foi recitado:



Impuro Amor

Vejo cintilar o amor

Que num enlace proibido

Desconsola minha dor



Impulsivo amor amante

Que fez de mim joguete

De uma aventura marcante



Desamor em mim não falta

Desalentado é só o momento

Vou desvestir minha alma

Vou expulsar o sofrimento



Por mais distante uma realidade

O fascínio que restava

Esvaiu-se na vasta cavidade

Do flagrante que lhe acompanhava



O amor é mau e impiedoso

Farsista, maioral, poderoso

Este amor não tem jeito

Preciso amar a mim com todo respeito.

No final do encontro, ele deixou um recado muito importante para os jovens não descuidarem do meio ambiente, dos estudos, e dos bons relacionamentos com a família e amigos. Também, parabenizou a iniciativa da escola em proporcionar aos alunos sistematicamente encontro com os escritores.

A bibliotecária Maria Marta dos Santos resumiu o encontro do escritor com os alunos como “um retrato social mesclado de realidade e sensibilidade”.

A professora Ângela Maria Bitencourt destacou a importância da vinda do escritor Di Freitas para que seus alunos e alunas conseguissem buscar nas palavras expressas por ele a vontade de estar mais próximos da poesia.

Onde você lê Di Freitas:

www.recantodasletras.com.br

http://sargentofreitas.blogspot.com

www.facebook.com/sargentofreitas