Hino e Bandeira


Professora Elisete Luiza Masera
O Hino da Escola Estadual Joaquim Murtinho foi escrito pela aluna Andressa Souza Santos em 2008. Na ocasião, também foi criada a Bandeira da Escola pelos alunos Thiago Jorge Anez Domingos, Lyncoln Mendes Caiçara e Wender Magalhães da Silva, em 2008.
Esses dois feitos foram resultados do projeto Filosofia e Comunicação, desenvolvido nas minhas aulas de Filosofia em parceria com a Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG).
O objetivo deste trabalho foi resgatar a identidade da escola juntamente com os alunos que são um dos os principais atores da história da Escola Estadual Joaquim Murtinho que marca o Estado de Mato Grosso de Sul. Contamos com apoio do Diretor Lucílio Souza Nobre e o Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda Carlos Rodrigo Diehl. Posteriormente desenvolvemos mais atividades referentes ao Projeto.
Em 2009, procurei entre os alunos quem pudesse musicar a letra do hino. Foi então que a aluna Jade Oliveira Chaia se propôs a musicalizá- lo, e sua interpretação foi feita pelo aluno Jorge Luiz Gomes da Silva e pelas alunas Jade Oliveira Chaia e Veruska Sandim Vilela, no estúdio da Faculdade Estácio de Sá e foram recebidos pelo técnico Ricardo Felix.No primeiro momento, foi gravado o hino para incluir outros instrumentos musicais, no segundo momento, foi feito os ajustes finais para melhorar a qualidade da música.
Este hino permanece encantando e embalando a escola Joaquim Murtinho.
Confira o Hino neste site!
Bandeira da E.E. Joaquim Murtinho






______________________________________________________________________________

Estácio apoia projeto da Escola Joaquim Murtinho

Por Joseane Marques, Estácio de Sá

     A Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande fez uma parceria inédita com a escola estadual Joaquim Murtinho, localizada na Capital. Na sexta-feira (09/10), a Instituição cedeu o estúdio de rádio para gravação do primeiro hino da escola, com composição própria dos alunos. O projeto de Ética & Comunicação contou com o envolvimento de cerca de 700 estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, além da colaboração de professores e funcionários do Joaquim Murtinho.


     De acordo com o diretor da escola, Lucilio Souza Nobre, a parceria contribuiu para a realização do projeto: "O hino é fruto da interação do trabalho em equipe. Além de enriquecer, vamos construir uma identidade mais forte. Se não fosse o apoio da Estácio não seria possível a execução do projeto", afirma. O diretor explica, ainda, que a criação do hino foi uma forma de valorizar os talentos e exercitar a cidadania dos alunos.



     Para a aluna Jade Oliveira, a dedicação no envolvimento do projeto demonstra a contribuição para a história da escola :"Fiz uma melodia alegre, voltada para o estudante e fico feliz em saber que faço parte da história de onde estudo", diz. A professora responsável, Elisette Luiza de Souza, comenta que acompanhar todo o processo do hino, desde a seleção até a gravação é sinônimo de recompensa: "É muito gratificante como educadora ver os alunos produzindo", finaliza.



     Ficha técnica do hino: Autoria - Andressa de Souza Santos; Melodia - Jade Oliveira Chaia; Cantores: Jade Oliveira Chaia, Jorge Luiz Gomes da Silva e Veruska Sandim Vilela; Técnico de Som - Ricardo Félix.




Hino da Escola Estadual Joaquim Murtinho
                                       Autora: Andressa Souza Santos (aluna em 2008)

HINO JOAQUIM MURTINHO

Escola amada instituição
Joaquim Murtinho a mais antiga da região
Lugar de aprendizagem e educação
Joaquim Murtinho ensinando com paixão

Das grandes este é o berço
Das fortes este é o caminho
Explendido nome que eu conheço
Nossa escola Joaquim Murtinho

Pilar de ensino de muito valor
Joaquim Murtinho educando com amor
Dando a educação um pouco mais de cor
Joaquim Murtinho ensinando com louvor


Das grandes este é o berço
Das fortes este é o caminho
Explendido nome que eu conheço
Nossa escola Joaquim Murtinho

Joaquim Murtinho este é o caminho