quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Estudantes da EE Joaquim Murtinho recebem certificados do projeto Negro Nota 10




Elizangela Mendes da Silva e Núbia Nara M. da Silva, ambas estudantes do 2º ano, do ensino médio, da Escola Estadual  Joaguim Murtinho, recebem hoje (5) o certificado do projeto “Negro Nota 10”, do programa Eu Tenho um Sonho. O certificado visa o incentivo para promoção de educação dos afrodescendentes de Mato Grosso do Sul. O evento será às 19h30, na sede do Instituto Luther King, na Capital.

O projeto “Negro Nota 10” tem como objetivo geral disseminar na sociedade, bem como aos empresários e ao poder público, o investimento na formação educacional dos jovens afrodescendentes visando sua formação cultural, histórica, econômica, social e familiar.

O evento é uma realização da Ong Projetars Brasil, em parcerias com poder público (Estadual, Municipal e Federal), poder privado, terceiro setor e voluntários. “Este programa faz parte do projeto de incentivo de educação para jovens afrosdescendentes Negro Nota 10, que tem como objetivos específicos fomentar a educação para os jovens negros de baixa renda e ainda viabilizar a inserção deles (jovens) na educação de nível superior e no mercado de trabalho”, informou Joel Antônio da Penha, do Projetars Brasil.

Segundo ele, para o evento de hoje, foram selecionadas seis jovens para receberem o certificado “Negro Nota 10”. São elas: Taynar Lopes da Silva (Instituto Luther King), Viviane A. Ribeiro Anunciação (Comunidade São João Batista), Elizangela M. da Silva e Núbia Nara M. da Silva (Escola Estadual Joaguim Murtinho), Druanna Estephany (Escola Estadual  José Antonio Pereira) e
Rebeca de Oliveira Queiroz (Escola Estadual Hercules Maimone).

De acordo com Joel da Penha, os critérios para os alunos receberem a homenagem (certificados) foram: ser negro, apresentar melhores notas, bom comportamento em sala de aula e familiar, boa frequência às aulas e ter uma meta (sonho), na formação de nível superior.

Homenagem

Durante o evento, também serão homenageados o diretor da Escola Estadual Joaquim Murtinho, Lucilio Souza Nobre, e o professor da disciplina de História, Izadir Francisco de Oliveira, que há cinco anos desenvolve na escola Joaquim Murtinho, o projeto “Diversidade étnica e cultural”, com aproximadamente 270 alunos da instituição.

Participam da solenidade o presidente do Instituto Luther King de Mato Grosso do Sul, juiz de Direito aposentado Aleixo Paraguassú Netto, diretores, professores e estudantes das escolas Joaquim Murtinho, Hercules Maimone e José Antônio Pereira.

Serviço

O Instituto Luther King fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 603 - Centro Campo Grande – MS.

Fonte: Coordenadoria de Políticas para Promoção de Igualdade Racial