quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dia de leitura: 23 de maio


Por Maria Marta dos Santos – Bibliotecária da BE Prof° Múcio Teixeira Jr.


Dia 23 de Maio, eu presenciei uma coisa maravilhosa! Trata-se de um momento de leitura que acontece na escola Estadual Joaquim Murtinho, realizado por meio do Projeto Sala de Leitura: Prazer de ler. Percebi na ação o quão importante é para os educadores desta comunidade escolar a promoção do livro e o incentivo da leitura entre seus alunos leitores.
Este evento acontece todo mês e, aos meus olhos, uma ação extraordinária. Esta é a avaliação de uma profissional Bibliotecária que veio para este ambiente escolar para conhecer, aprender e contribuir com o ensino e a aprendizagem de adolescentes, jovens e adultos que buscam na leitura uma saída para as suas ansiedades, frustrações, expectativas ou necessidades informacionais.
Como parte integrante deste universo chamado escola, participei deste projeto com a apresentação de uma performance de contação de história para um grupo de alunos leitores, interpretando o conto “A quase morte de Zé Malandro”, da obra Contos de Enganar a Morte do autor Ricardo Azevedo que relata a vida de um homem folgado que um dia ganha o dom de ser invencível no baralho, uma figueira que quem sobe nela só desce com seu consentimento, e um banco e um saco de pano que quem se sentar ou entrar nele só sai também com seu consentimento. E com isso engana a Morte e o próprio Diabo. Mas quando chega a hora de entregar a rapadura...ah, aí as coisas não saem do jeito que ele planejou.
A contação de história é uma modalidade de leitura, onde o aluno leitor ouve a história oral (mastiga) e imagina as cenas relatadas (digere mentalmente).
Dentro da perspectiva do projeto que tem como objetivo principal estimular a busca pela informação, independente de seu formato, tive a nítida impressão que a escola realmente se vê como elemento principal transformador na sociedade da informação e do conhecimento.
Enquanto profissional Bibliotecária, assim como todos os educadores, com esta função de mediar  a leitura, desejo continuar contribuindo por meio do serviço de ação cultural, para que desta forma os alunos leitores da escola Estadual Joaquim Murtinho possam encontrar o caminho da Biblioteca Escolar Prof° Múcio Teixeira Jr. em busca da leitura, iniciada por estes educadores que provam a cada evento que com vontade e simplicidade é possível mostrar na prática o verdadeiro sentido da democratização do acesso à informação e, sem gastar R$ 1,00.