segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Prova Brasil

"O objetivo da Prova Brasil é avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País"

"É muito importante que todos participem, pois reunindo os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos de uma determinada escola, teremos uma fotografia do ensino-aprendizagem da instituição", explica Maria do Pilar. A secretária enfatiza a importância da prova também em escala nacional. "Reunindo os níveis de aprendizagem das escolas do município teremos um álbum da rede de ensino, e assim por diante, até termos um grande retrato da educação brasileira. Nesse grande retrato cada personagem é muito importante", completa.

Além de avaliar a situação das redes de ensino brasileiras, fazendo um balanço da situação educacional no país, a Prova Brasil tem outra função: nortear decisões administrativas e pedagógicas nas escolas. "De acordo com os resultados, os educadores podem rever suas metodologias de ensino em busca da melhoria da aprendizagem de seus alunos", diz Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica do MEC em 2009
A prova de Língua Portuguesa avalia apenas habilidades de leitura, divididas em cinco blocos de conteúdo: procedimentos de leitura; implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto; relação entre textos; coerência e coesão no processamento do texto; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e variação linguística.

Conheça as expectativas de aprendizagem para 5º e 9º anos e exemplos de questões sugeridas pelo MEC, com análises e orientações de especialistas.

Expectativas de aprendizagem

Descritores de Língua Portuguesa para o 9º ano

Questões analisadas por especialistas

Procedimentos de Leitura

Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

Coerência e coesão no processamento de texto

Variação linguística

Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

Relação entre textos




A Professora Angela Bitencourt trabalhou com os alunos questões que relacionava as exigências do MEC, os textos que foram sugeridos pelo site do MEC, realizamos estudos co questões contextualizada, exercitando o processo de leitura e interpretação de textos não só para prova brasil assim como para a avaliação externa da SED/MS.