A grande maioria dos jovens, mesmo depois de ter terminado o ensino médio, reclamam de dificuldades para interpretar os textos na Universidade. A maioria confessa não ter o hábito da leitura.
Ansiosos e animados, grande parte dos jovens que entram na faculdade sofrem quando o assunto é interpretação de texto. Buscando justificativas, os jovens falam que na escola, não era cobrada a leitura de obras literárias e raramente era pedido produções de texto, pois quando feitos, nao tinham a estrutura adequada exigida em vestibulares.
Há jovens que confirmam ter lido de um a nenhum livro durante toda sua vida, outros dizem que sempre leram os livros pedidos, mas nao entenderam quase nada do que foi lido. Esse problema da leitura na educação brasileira esta crescendo em grande proporção, arriscando o desempenho dos jovens nas Universidades e possivelmente prejudicando-os na vida profissional e pessoal. Ainda nao foi adquirido pelos jovens o hábito de ler ao menos uma noticia de jornal, e assim fica mais difícil interpretar e repassar uma mensagem de determinado texto literário com exatidão, prejudicando tambem seu rendimento na disciplina.
Para que esse problema seja amenizado, uma boa proposta seria impor nas escolas a obrigação de lerpelo menos um livro por mês e fazer avaliações com seminários sobre o mesmo. Ler não é só um "hobby" para os intelectuais, mas é essencial para um bom convívio, pois quem lê diariamente, cria autonomia, escreve melhor e fala melhor.
Aluna: Ariane Salomão - 3º A vesp.
Texto orientado pela Profª Angela Bittencourt