terça-feira, 14 de agosto de 2012

Atividade Cultural Relento

Mês do Folclore (22/8)

Maria Marta dos Santos


A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas produções culturais, coletivas ou individuais e também uma parte essencial da cultura de cada nação.
De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo, e lore, que significa sabedoria popular - folclore, sabedoria do povo.
O projeto interdisciplinar Sala de Leitura – Prazer de Ler, tem como objetivo principal construir uma comunidade de leitores que lêem com interesse e prazer, visando melhorar a qualidade da aprendizagem em todas as áreas do conhecimento.
Neste contexto, a biblioteca escolar Prof° Múcio Teixeira Jr. criou a atividade cultural Relento para ser desenvolvida no dia 17 de agosto em comemoração ao mês do Folclore, oferecendo aos alunos leitores um momento lúdico e uma forma de linguagem diferenciada para uma leitura do folclore brasileiro.
Busca-se, nesta atividade, dinamizar o ambiente escolar por meio de uma performance teatral de histórias de assombrações contadas por 3 atores (participação de alunos leitores do noturno). A apresentação ocorrerá no rol da escola onde será montado um pequeno palco com cenário para a realização do momento cultural do Projeto Sala de Leitura – Prazer de Ler, contribuindo com o fortalecimento do Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL) e garantindo mais um dia democrático de leitura na escola.