quinta-feira, 26 de julho de 2012

PESQUISA: ENERGIA SUTENTÁVEL



Profª  Elisete Luisa Masera

A culminância do Projeto Energia Sustentável realizada no dia 28/07/2012 foi um sucesso. Os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental dos 1º e 2º anos do Ensino Médio e do Curso Técnico em Logística do período noturno mostraram suas pesquisas através de maquetes e recursos midiáticos. Na opinião do professor César Renato, a utilização de vários recursos possibilitou o entendimento dos tipos de energia, desde, os mais convencionais até os tipos de energia sustentáveis.
Segundo a Profª Lílian Márquez, a pesquisa que os alunos realizaram estimulou a criatividade e fortaleceu a autoestima deles. Para o Profº Clodoaldo, a pesquisa desse assunto “despertou mais a responsabilidade do aluno para com a carência de energia sustentável no planeta”. O Profº Lucilio Nobre afirmou que: “O tema da pesquisa, possibilitou, o desenvolvimento do conhecimento e do senso crítico, e também, a troca de experiências entre alunos e professores”.
Outras ideias  sobre o evento:
“Conscientização para entender melhor a utilização dos recursos naturais na produção de energia sustentável”. Welinton  Jara. 
“O mundo está precisando de pessoas que entendam cada vez mais, o conceito de sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Bruna Nascimento.
“A nossa turma aprendeu muito, sobre energia fóssil. Quero ver o planeta ‘vivo’ no futuro!” Caroline Boina.
“Os conhecimentos sobre energia sustentável para mim são novos. Sinto-me valorizada. Pesquisei sobre o assunto, e juntamente com meus colegas estamos mostrando o que aprendemos.” Tayná, Rui e Henrique – 2º DN.
“É importante praticar a sustentabilidade para evitar o aquecimento global em grande proporção” Kallyjjai 9ºAN.
“A pesquisa sobre energia sustentável tem muita importância, porque aqui divulgamos essa idéia entre nós, mas seria muito melhor se pudéssemos ampliar para toda a sociedade, incluindo os políticos. Os resíduos sólidos, por exemplo, poderiam ser mais bem utilizados para a produção de energia no futuro.” Ademar Borges – 2ºCN
Nesse dia, também realizamos mais um Dia da Leitura. A bibliotecária Maria Marta trouxe para o saguão da escola um estande de livros sobre sustentabilidade para contribuir com a exposição de trabalho sobre energia sustentável.
Confere as fotos desse evento.