sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia da Leitura



Por Profª Elisete Luiza Masera
.


No dia 10 de abril a Escola Estadual Joaquim Murtinho realizou o primeiro Dia de Leitura de 2012 em todos os turnos. Essa é uma ação do Projeto Sala de Leitura: prazer de ler, que vem sendo desenvolvido desde o ano passado. Nesse dia, os alunos podem trazer de casa: livros, revistas, gibis e jornais para lerem na escola. Eles também podem retirar da Biblioteca do Grêmio Estudantil os materiais de leitura que desejarem, inclusive emprestados, para devolvê-los depois.
O diretor Lucilio Souza Nobre destacou que esse dia atende um dos objetivos do Projeto que é o de estimular a leitura através do acesso ao livro.
O professor Levi Silvério que sempre empresta livros da Biblioteca do Grêmio Estudantil falou da importância desse dia para “estimular o hábito da leitura”.
A aluna Dreicei Silvestre, que prefere romance e contos disse: “gosto de olhar os livros e escolher bons livros, principalmente os de entretenimento”.
A professora de Língua Portuguesa Ângela Maria Bitencourt disse que nesse dia “a escola proporciona ao aluno um momento para que o mesmo, adquira novos conhecimentos, a partir do mundo da leitura”.
A aluna Jaqueline de Souza Catarino deu sua opinião sobre o Dia da Leitura dizendo que “o acesso aos livros é bom e ajuda os alunos que não têm dinheiro para comprá-los”. Nesse sentido, é também a opinião do aluno Geovane Costa, que destaca o Dia da Leitura sendo “importante para nós alunos, porque ajuda a melhorar a leitura, e também, a redação. Em breve todos irão aderir à leitura. Eu não tenho condições de comprar livrosem livraria nem em sebo”.
A professora Vera Teixeira que leciona Língua Portuguesa há mais de trinta anos nesta escola disse que esse dia “abre o caminho para o aluno se tornar um bom leitor e poder se desenvolver com espírito crítico, permitindo compreende a humanidade numa nova perspectiva da plasticidade das linguagens”.
Esperamos que o próximo Dia da Leitura seja cheio de emoções para os leitores de plantão.
Traga seu livro, mostre para os outros, o que você está lendo.
Para isso, acompanhe o cronograma abaixo:


Cronograma doDia da Leitura de 2012

Datas
Dias da semana
Locais
23 de maio
Quarta-feira
Pátio da escola e biblioteca do grêmio estudantil
28 de junho
Quinta-feira
17 de agosto
Sexta-feira
03 de setembro
Segunda-feira
16 de outubro
Terça-feira
14 de novembro
Quarta-feira