quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Projeto Diversidade Pantaneira vira notícia no site da SED

No dia 21 de fevereiro mais uma notícia sobre a EE Joaquim Murtinho estava na página da SED, leia:

 
A necessidade de preservação do Pantanal fez com que a Escola Estadual Joaquim Murtinho, de Campo Grande, desenvolvesse o Projeto Diversidade Pantaneira, que procurou envolver alunos e professores na produção de uma revista. O trabalho foi pensado para despertar nos alunos, por meio de pesquisa, o interesse no bioma Pantanal em seus aspectos físicos, sociocultural e econômico.

Disponível em: www.sed.ms.gov.br

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

FOTOS DA ENTREGA DOS NOTEBOOKS

Na última sexta-feria, 18 de fevereiro, foi entregue pelo governador André Puccineli, no Guanandizão, os notebooks do projeto Educação Para o Sucesso. Veja as fotos dos ganhadores da Escola Joaquim Murtinho.






Fotos: Henrique Manoel Ramos Alberto


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

23 ALUNOS DO JM GANHAM NOTEBOOKS DO GOVERNO DO ESTADO

Em todo o Estado, 4.910 alunos estão sendo beneficiados pelas ações do Programa Escola para o Sucesso.O projeto tem por objetivo valorizar escolas, professores e alunos que apresentem melhor desempenho acadêmico, com base nos indicadores educacionais estabelecidos pela Secretaria de Estado de Educação.
Parabenizamos os alunos que se destacaram no ano de 2010 na Escola Joaquim Murtinho, segue a relação abaixo.

ENSINO FUNDAMENTAL
8°ano:
Kemy Andressa Akamine Saldanha
9° ano:
Lucas Morais Mongeló
Krysten Yumi Shimabukuro Kaseda
Liziane Felício Ortiz
ENSINO MÉDIO
1º ano:
Thiago Alves Chaves
Tainara Silva Arakaki
Maria Dolores Baganha Timoner
Milena Fernandes Correa
Aline Tatiane Rampim
Dreice Kelly Silvestre de Paula
Nicole Marina Cristina Dela Justina
Juliana Fregadolli Maciel
2° ano:
Lucas Vilela Sanches de Mamann
Prince Jimi Grance Mota
Maria Gabriela Alves Ferreira
Maria Eduarda Alves Ferreira
Bruna Bortoletto dos Santos
John Hebert Vicente de Souza
3° ano:
Lais Ferreira Fontoura
Tamara Bianca Ribas Seixas
Jennifer Scariot Alexandre
Luana França Gonçalves
Jorge Júnior Theodoro Martins Prata

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

HISTÓRICO DA ESCOLA JOAQUIM MURTINHO

A Escola Estadual Joaquim Murtinho tem como mantenedora a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, foi inaugurada no dia 26 de Julho de 1926, no governo de Estevan Corrêa, com o nome de Escola Normal Modelo Joaquim Murtinho. Um dos fundadores foi o professor Múcio Teixeira que, em 1930, foi nomeado como seu Diretor. Em 1932, ele foi exonerado do cargo porque tomou parte na Revolução Constitucional dos estados de São Paulo e Mato Grosso, e por ser um dos organizadores do Batalhão Visconde de Taunay. Em Janeiro de 1948, o professor Múcio Teixeira, voltou a ser nomeado como Diretor da Escola.
Como reconhecimento pelos trabalhos prestado a escola, em 1960, passou a exercer o cargo de professor vitalício na disciplina de Matemática e Estatística Aplicada. Ele se aposentou em 1961, com mais de 30 anos de serviços prestados ao estado do Mato Grosso.
O nome da escola homenageia o médico Joaquim Murtinho nascido na cidade de Cuiabá no dia 07 de dezembro de 1848 no estado de Mato Grosso, filho de mãe Matogrossense e médico Baiano, fixou residência no Rio de Janeiro ainda adolescente, para completar os estudos no Colégio do Padre Paiva(1864), em seguida cursou Medicina e Engenharia. Obteve o título de professor catedrático da Escola Central e Politécnica, fundou o Instituto HAHNE MAN – NIANO do Brasil.
Foi Senador em 1891, assim como ministro da Indústria em 1897 e ministro da Fazenda de 1898 a 1902. Veio a falecer em 17 de novembro de 1911 na cidade do Rio de Janeiro. Deixando um grande exemplo de cidadania e compromisso com a gestão pública.
Grandes personalidades do Estado já passaram pela escola, como por exemplo, a professora Maria Constância de Barros Machado, a atriz Glauce Rocha, o Senador Rachid Saldanha Derzi, Hércules Maymone (Secretário de Educação do Governo Marcelo Miranda) e o atual governador da Capital André Puccinelli.
No Jornal de Campo Grande nº 25 de 26 de agosto de1979, p.20 apresenta o relato do professor Múcio Teixeira Júnior, expressando sobre o acontecimento de 1926, quando qualifica como crime contra o patrimônio histórico do setor educacional de Campo Grande, a demolição do antigo prédio da escola, pelo então governador José Fragelli. Esse acontecimento magoou muitos professores da época, pois consideravam o prédio como relíquia para história de Campo Grande.
Fonte: Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Joaquim Murtinho

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CURSO ESTADUAL PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR




Estão abertas até dia 18 de fevereiro as inscrições para o curso estadual preparatório para o vestibular.

Inscrições: http://intra.sed.ms.gov.br/cursinhovestibular/Default.aspx.

Mais informações no site da SED (Secretaria de Estado de Educação)