quarta-feira, 30 de abril de 2014

Agentes Jovens protagonistas em ação





                                                          


 No dia 15 de abril de 2014 aconteceu a primeira reunião de Agentes Jovens da Escola Estadual Joaquim Murtinho das 14h00min às 16h30min.
Os Agentes Jovens são os representantes das turmas do Ensino Médio. Eles são os protagonistas que atuam na promoção e divulgação das atividades culturais, esportivas e ambientais.
A metodologia do Agente Jovem é do Projeto Jovem de Futuro que esta escola desenvolve desde 2012 com o objetivo de conquistar as metas relacionadas à melhoria da qualidade do ensino, dos índices de frequências e conclusão do ensino médio.
A reunião com os Agentes Jovens teve como objetivo a formação destes alunos para fortalecer o papel de mobilizador e articulador e ampliar a participação cidadã na comunidade escolar.
Os Agentes Jovens exercitaram o espirito de equipe, a capacidade de liderança junto com o grupo e um bom relacionamento com todos.
A reunião foi planejada desta maneira.
Planejamento da reunião dos Agentes Jovens
Izadir Francisco de Oliveira – Professor coordenador
Heloise Vinha Melo – Professora responsável pelo desenvolvimento da metodologia Agente Jovem
Zuleide Lara de Oliveira – Coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro
Sara Milene de Oliveira – Professora gerenciadora de tecnologia - PROGETEC
1.    Chegar à escola pelo menos 30min antes do início da reunião, ou seja 13:30. Ir até a sala onde será realizada a reunião – sala nº1 térreo.



2.    Distribua as cadeiras, preferencialmente, em formato de meia lua de maneira que a visão da parede (onde será projetado os slides) fique acessível a todos os alunos. Leve os recursos datashows, notebook e caixa de som grande ou qualquer outro material que seja necessário.
3.    Receba cada jovem que chegar cumprimentando-o. Aproveite e já forneça a lista de presença.
4.    A recepção pode ser também oferecendo bala. Vamos preparar uma limonada bem geladinha. Providenciar copos descartáveis.
5.    Embora quase todos os jovens já se conheçam, muitos só se veem e não sabem o nome do colega. Por isso, é bacana aplicar uma dinâmica quebra-gelo e que ajudem os alunos a se apresentarem.
Sugiro a brincadeira abaixo.

Eu sou... e gosto de ...
Objetivo: fazer com que os alunos se conheçam e se integrem.

Em circulo, preferencialmente em pé, estipular uma ordem para a apresentação dos alunos (por exemplo, sentido horário). Cada jovem deve dar um passo à frente e falar “Eu sou” seguido do nome. Após isso, completar com “Eu gosto de” e, apenas com gestos, representar o que gosta de fazer. Os demais precisarão adivinhar o que o colega está gesticulando.

                                    

6.    Exposições de slides e vídeos

7.Dinâmica de encerramento
Escravo de Jó
Material necessário: toco de madeira
Temas trabalhados: liderança, trabalho em equipe, sinergia, comunicação e cooperação.
Objetivo: despertar nos jovens o espírito de equipe.
Duração estimada: 20min.

“Escravo de Jó, jogava caxangá.
Tira, põe, deixa ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá (2X)”

Cantar e bater os bastões em velocidade normal.
Cantar e bater os objetos em velocidade acelerada.
Murmurar a melodia da música e passar os objetos em velocidade normal
Em silencio, passar os objetos em velocidade normal.


                          





Dizer no final que a partir de agora vocês passarão a trabalhar em equipe e precisarão comunicar-se claramente e manter a sinergia valendo-se das qualidades abaixo:

·          


  
       
      Responsabilidade;
·         Iniciativa –www.youtube.com/watch?v=BCPrNg1SO_g
·          Espirito democrático
·         Espirito de equipe; www.youtube.com/watch?v=5gJ9ixS8E1k
·         Participativo e envolvido com a escola;
·         Disponibilidade;
·         Facilidade de comunicação e de relacionamento.


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Professores participam do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio



No dia 22 de abril de 2014 foi realizada a capacitação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio com o tema “A Formação Humana Integral” na Escola Estadual Joaquim Murtinho.
O Ministério de Educação e a Secretaria de Estado de Educação juntamente com a escola assumiram o compromisso de oferecer formação continuada in loco para os professores ao longo do ano letivo com enfoque pedagógico.Orientador do curso – Izadir Francisco de Oliveira







Projeto “Linguagem e Comunicação”








Nos dias 28 e 29 de abril as turmas dos 1º anos do período matutino estarão apresentando o Projeto “Linguagem e Comunicação”, orientado pelas professoras Lilian Cristina B. Baracat e Laura Akemi C. Massunari. Este evento será realizado no saguão da Escola Estadual Joaquim Murtinho a partir das 07:00h até as 11h25min. 




Sara Milene de Oliveira - PROGETEC

As judocas Ana e Aline conquistaram medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô e já se preparam para participarem do Campeonato Troféu Brasil

ANA
 Na categoria sub 21 a Ana conquistou o 3º lugar – 12/04/2014, Ji-Paraná-RO

ALINE
Na categoria sub 18 a Aline conquistou o 1º lugar
 e na categoria sub 21 conquistou o 3º lugar -12/04/2014, Ji-Paraná-RO


As atletas se preparam para mais uma conquista no Campeonato Troféu Brasil que acontecerá nos dias 01,02 e 03 de maio na cidade de Blumenau-SC. A Ana vai disputar a categoria sênior até 52kg e a Aline vai disputar na categoria sênior até 48kg. A comunidade escolar da Escola Joaquim Murtinho deseja as atletas êxito no judô. 


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Alunas da Escola Estadual Joaquim Murtinho participam de Campionato Brasileiro Regional de Judô

As judocas Ana Beatriz de Sá Neves e Aline Cristina de Sá Neves alunas da Escola Estadual Joaquim Murtinho participaram no dia 15 de março/2014 do Torneio Início de Judô realizado no Poli Esportivo Dom Bosco.

Ana e Aline com suas medalhas da competição “Torneio início de Judô” 

  Nesta participação a Ana classificou nas categorias: Sênior – 1º lugar, sub 18 – 2º lugar e sub 21 – 3º lugar. A Aline classificou nas categorias: sub 18 – 1º lugar, sub 21 – 1º lugar3 e Sênior – 3º lugarizado no Poli Esportivo Dom Bosco.

Aline ao centro 15/03/2014

No dia 5 de abril/2014 as judocas voltaram a competir na Copa Judô Futuro realizada no Shopping  Norte Sul. A Ana se classificou nas categorias Sub 18 – 3º lugar e Sênior – 2º lugar. A Aline nesta competição classificou na categoria Sub 18 em 1º lugar.
 
                                     Ana no pódio – 2º lugar categoria Sênior – 05/04/2014




Ana e Aline com suas medalhas da competição “Copa Judô Futuro”

No próximo sábado 12 de abril/2014 as atletas irão participar do Campeonato Brasileiro e Regional de Judô na cidade de Ji-Paraná-RO, ambas disputarão nas categorias Sub 18 e 21.
Elas vão representando o Estado de Mato Grosso do Sul e a Escola Estadual Joaquim Murtinho.