quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Projeto de leitura JM -17/08/2012


 Prof.ª Erô Gomes

            Falar de leitura de livros nos dias atuais é complicado, porque hoje os alunos são embalados pela onda da tecnologia, que oferece uma gama de coisas extraordinárias aos olhos humanos, mas a escola tem a responsabilidade de incentivar, despertar o gosto pela leitura, é  uma tarefa difícil, mas não impossível.
            Desta forma, a E.E. Joaquim Murtinho proporciona  mensalmente o projeto “A Hora da Leitura”, no mês de agosto no período matutino, foram disponibilizados l revistas populares e informativas, livros diversos para que os alunos habituem se à leitura.
            Há a participação de aluno voluntário para auxiliar o bibliotecário no atendimento, como é o caso do aluno Igor Ramos 1º ano/matutino, que doa seu tempo para colaborar com o projeto  e a sala de leitura da E.E.Joaquim Murtinho.
Pensamento: QUEM LÊ...

            ...Sabe Mais
...Pensa Melhor
...Compara Idéias
...Prepara-se Melhor
...Tem o que Falar
...Tem o que Responder
...Fundamenta Suas Opiniões
...Aumenta sua Compreensão
...Melhora o Vocabulário
...Tem mais Chances
...Absorve Experiência
...Sabe o que Está Acontecendo

O que o hábito da leitura pode fazer?

a) Ampliar os horizontes;
b) Desenvolver o espírito investigativo;
c) Estimular a criatividade
d) Contribuir na construção de bons modelos;
e) Favorecer a autonomia de pensamento, a autocrítica e o senso de julgamento.








  

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Reunião Dos Agentes Jovens


Dia 15 de agosto de 2012 aconteceu o 1ª reunião para os Agentes Jovens na Escola Estadual Joaquim Murtinho nos períodos vespertino e noturno com a supervisora do Projeto Ensino Médio Inovador e Projeto Jovem de Futuro-ProEMI/PJF Renata Silveira da Secretaria de Estado de Educação. Ela apresentou os critérios para ser um Agente Joven: estar cursando o ensino médio; ter perfil de mobilização e liderança; ter interesse em desenvolver ações na escola e na comunidade; ser consciente do papel de multiplicador do ProEMI/PJF e ser assíduo. Os Agentes Jovens desenvolveram uma dinâmica em grupo a partir de um desafio proposto. Estiveram presentes nessa reunião, o grupo Gestor do ProEMI/PJF da escola, o professor responsável pela metodologia Agente Jovem  Izadir Francisco de Oliveira, a coordenadora da  COPEMEP Érika e os técnicos Edson, Juliana, Gislaine, e Rosana. Os alunos Agentes Jovens ficaram otimistas após os esclarecimentos dos papeis que irão desempenhar na escola colaborando para o desenvolvimento do  ProEMI/PJF.    Veja as fotos. 
















terça-feira, 14 de agosto de 2012

Atividade Cultural Relento

Mês do Folclore (22/8)

Maria Marta dos Santos


A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas produções culturais, coletivas ou individuais e também uma parte essencial da cultura de cada nação.
De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo, e lore, que significa sabedoria popular - folclore, sabedoria do povo.
O projeto interdisciplinar Sala de Leitura – Prazer de Ler, tem como objetivo principal construir uma comunidade de leitores que lêem com interesse e prazer, visando melhorar a qualidade da aprendizagem em todas as áreas do conhecimento.
Neste contexto, a biblioteca escolar Prof° Múcio Teixeira Jr. criou a atividade cultural Relento para ser desenvolvida no dia 17 de agosto em comemoração ao mês do Folclore, oferecendo aos alunos leitores um momento lúdico e uma forma de linguagem diferenciada para uma leitura do folclore brasileiro.
Busca-se, nesta atividade, dinamizar o ambiente escolar por meio de uma performance teatral de histórias de assombrações contadas por 3 atores (participação de alunos leitores do noturno). A apresentação ocorrerá no rol da escola onde será montado um pequeno palco com cenário para a realização do momento cultural do Projeto Sala de Leitura – Prazer de Ler, contribuindo com o fortalecimento do Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL) e garantindo mais um dia democrático de leitura na escola.