terça-feira, 3 de agosto de 2010

Produção de texto - O sucesso provém da leitura

A grande maioria dos jovens, mesmo depois de ter terminado o ensino médio, reclamam de dificuldades para interpretar os textos na Universidade. A maioria confessa não ter o hábito da leitura.
Ansiosos e animados, grande parte dos jovens que entram na faculdade sofrem quando o assunto é interpretação de texto. Buscando justificativas, os jovens falam que na escola, não era cobrada a leitura de obras literárias e raramente era pedido produções de texto, pois quando feitos, nao tinham a estrutura adequada exigida em vestibulares.
Há jovens que confirmam ter lido de um a nenhum livro durante toda sua vida, outros dizem que sempre leram os livros pedidos, mas nao entenderam quase nada do que foi lido. Esse problema da leitura na educação brasileira esta crescendo em grande proporção, arriscando o desempenho dos jovens nas Universidades e possivelmente prejudicando-os na vida profissional e pessoal. Ainda nao foi adquirido pelos jovens o hábito de ler ao menos uma noticia de jornal, e assim fica mais difícil interpretar e repassar uma mensagem de determinado texto literário com exatidão, prejudicando tambem seu rendimento na disciplina.
Para que esse problema seja amenizado, uma boa proposta seria impor nas escolas a obrigação de lerpelo menos um livro por mês e fazer avaliações com seminários sobre o mesmo. Ler não é só um "hobby" para os intelectuais, mas é essencial para um bom convívio, pois quem lê diariamente, cria autonomia, escreve melhor e fala melhor.

Aluna: Ariane Salomão - 3º A vesp.
Texto orientado pela Profª Angela Bittencourt

Produção de texto - O poder de transformação da leitura

A medida que um país mostra-se economicamente forte, como é o caso do Brasil, somos levados a pensar que houve uma significativa melhora nas condições básicas de vida da população, inclusive na área da educação.
Seria errôneo dizer que nao houve mudanças. Na verdade, elas aconteceram, mas de uma forma muito tímida. Nao era de se esperar que a educação, uma das vertentes mais problematicas de nosso pais, mostrasse resultados insatisfatórios, principalmente na questão da leitura.
Ler e nao entender o que se esta lendo tornou-se algo comum entre a maioria dos brasileiros, em especial com os jovens. A falta de hábito é um dos principais motivos dessa apatia, agravada pelo desinteresse e epla ausencia do estimulo dos pais na infância, época primordial para que o interesse pela leitura seja despertado.
Tornar-se um leitor requer persistência. Quem não está habituado a ler, sofre como um nadador iniciante, engole água e perde o fôlego. E, ao se deparar com a primeira dificuldade, prefere deixar a leitura de lado e entrar no mundo virtual ou fictício que pode ser mais cômodo, por nao exigir raciocínio, perspicácia.
Para um país que deseja ser destaque no cenário mundial, ter cidadãos ignóbeis e que bem pouco faz com que esse futuro nunca se torne real. É preciso ter politicas públicas que estimulem e deem acesso à leitura, a começar com bibliotecas que disponibilizem estrutura e ambiente adeequados às pessoas em âmbito nacional. Força de vontade também é um ponto importante nesse ciclo que transforma, que pode mudar a vida das pessoas ao simples gesto de abrir um livro... seja ele qual for.
Aluna: Lais Ferreira - 3º A vesp
Produçao orientado pela Profª Angela Bittencourt